quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

GLOSSÁRIO DE TERMOS SOBRE LIVROS

sábado, 20 de dezembro de 2008

ALGUNS DOS FAMOSOS ILUSTRADORES DE LIVROS

É impossível enumerar todos os artistas que embelezaram o livro impresso durante seus 500 anos de existência; citarei apenas cinco nomes mais representativos:

Dürer.

Albrecht Dürer (1471-1528), alemão, foi pintor, gravador, xilógrafo e autor de grande número de gravuras, que se distinguem por sua beleza e perfeita execução. É o artista mais famoso do Renascimento alemão, também conhecido por seus escritos teóricos sobre arte, que exerceram uma profunda influência nos artistas do século XVI de seu próprio país e dos Países Baixos.


Holbein
Este sobrenome foi engrandecidon por dois artistas alemães, pai e filho, ambos chamados Hans (1465/1524 e 1497/1543, respectivamente) e, os dois, pintores e ilustradores de livros. Holbein filho realizou inúmeras gravuras em madeira, destacando-se as que figuram na famosa série denominada "A dança da morte" (ou A dança macabra) (1538) e umas primorosas ilustrações para a Bíblia de Lutero.
Cranach

Lucas Cranach (1472/1553) foi um gravador alemão, amigo dos reformadores protestantes, que ilustrou obras referentes a esse movimento. Contribuiu também com seu gênio, para a arte das cercaduras xilográficas introduzidas por Ratdolt, na primeira metade do século XVI. Assinava seus trabalhos com a imagem de um dragão de cauda em forma de seta, pois seu sobrenome tinha esse significado.
Blake

O poeta inglês William Blake (1757/1827) realizou, em colaboração com sua mulher, belas ilustrações, não só para seus próprios livros, mas ainda para os de outros escritores. Desenhava e gravava cada página de texto e ilustrações como uma unidade, tal qual o fizeram os xilógrafos do século XV e, depois coloria, a mão, todas as ilustrações.

Doré
O ilustrador e gravador francês Paul Gustave Doré (1833/83) ilustrou mais de cem obras-primas da literatura universal. Dentre estas, destacam-se:é mundialmente famoso por suas ilustrações da Bíblia, Dom Quixote, O Paraíso Perdido, A Divina Comédia, as obras de Rabelais e de Balzac, além das Fábulas de La Fontaine. Empregou, em sua oficina, grande número de colaboradores e desenhistas que trabalhavam sob sua direção. Suas ilustrações eram de concepção grandiosa e mantinham-se em perfeita harmonia com as obras. Gustave Doré foi um marco na arte da ilustração, influenciando os ilustradores que o sucederam.

FONTES
do texto
Litton
GRAVURA

OFF-SET






Esse método de impressão muito se assemelha à litografia, foi imaginado e desenvolvido, em 1904, pelo norte-americano Ira Washington Rubel.
É um processo planográfico cuja essência consiste em repulsão entre água e gordura (tinta gordurosa). O nome off-set - fora do lugar - vem do fato da impressão ser indireta, ou seja, a tinta passa por um cilindro intermediário, antes de atingir a superfície. Este método tornou-se principal na impressão de grandes tiragens (a partir de 1.000); para menores volumes, porém, sua utilização não compensa, já que o custo inicial da produção torna-a proibitiva.

FONTES:
do texto:
LITTON
das imagens:
GRAVURA ARTESANAL

CROMOLITOGRAFIA

Constituiu o passo seguinte no desenvolvimento da litografia; trata-se da obtenção da impressão em cores. Processo litográfico de reprodução em cores por meio de impressões sucessivas.

Three Little Pigs [Os três porquinhos] Nova York: Paphael Tuck & Sons Co., (Father Tuck's Nurseryland Series), c.1890."Um exemplo de capa em cromolitografia, impressa principalmente na Alemanha e popular na Inglaterra e nos Estados Unidos na década de 1890. Desencadearam um movimento no sentido de ilustrarem livros para crianças de maneira genuinamente mais artística".

=> Imagem incluída no livro Era uma vez uma capa, de Alan Powers, publicado pela editora Cosac Naify, - a primeira história ilustrada da literatura infantil lançada no Brasil - percorre cerca de duzentos de História para, por meio das capas, revelar o que se escrevia para crianças ao longo dos períodos, a evolução dos desenhos, técnicas e materiais utilizados, os meandros do mercado editorial e os nomes de editores e ilustradores responsáveis por mudanças de panoramas e de fixação de padrões dentro da literatura.

FONTES:

do texto:
MARTINS, W. A palavra escrita.
Aulete - dicionário digital.

da imagem:
http://www.cosacnaify.com.br/infanto/autor/img/alan_ilustra1.jpg
GRAVURA ARTESANAL

LITOGRAVURA

A palavra litografia vem dos vocábulos gregos lithos, pedra, e graphein, escrever, gravar.
Trata-se de reprodução impressa do desenho traçado com um corpo gorduroso (lápis gorduroso) sobre uma pedra calcaria. A base dessa técnica é o princípio da repulsão entre água e óleo. Ao contrário das outras técnicas da gravura, a litografia é planográfica, ou seja, o desenho é feito através do acúmulo de gordurasobre a superfície da matriz, e não através de fendas e sulcos na matriz, como na xilogravurae na gravura em metal. Seu primeiro nome foi poliautografia, significando a produção de múltiplas cópias de manuscritos e desenhos originais.

Essa técnica foi inventada por Alois Senefelder (1771/1834) - um jovem ator e escritor de teatro alemão - por volta de 1796, quando buscava um meio de impressão para seus textos e partituras e se deparava com o desinteresse dos editores. Acabou inventando um processo químico novo, mais econômico e menos demorado que todos os outros meios conhecidos na época.

Nos inícios do século XIX, esse processo se espalhou por todos os países da Europa ocidental, transformando-se numa das técnicas de maior emprego em tipografia, sendo usada extensivamente nos primórdios da imprensamoderna no século XIX para impressão de toda sorte de documentos, rótulos, cartazes, mapas, jornais, dentre outros, além de possibilitar uma nova técnica expressiva para os artistas. Pode ser impressa em plástico, madeira, tecido e papel. Sabe-se que o primeiro pintor que se utilizou com sucesso da técnica de litografia foi Goya, em sua série Touradas de 1825. Este expediente artístico atingiu seu apogeu nas últimas décadas do século XIX, quando diversos autores franceses como Renoir, Cézanne, Toulouse-Lautrec, Bonnard, dentre outros, promoveram uma renovação da litografia a cores.

FONTES:
do texto:
MARTINS, W. A palavra escrita.
LITTON.
das imagens: